domingo, 17 de janeiro de 2010

senhor elastico

Garry Turner o fantastico homem elástico.

Garry Turner, conhecido como "Stretch" (Elástico), sofre de uma rara doença - a síndrome de Ehlers-Danlos. Mas o mal, que enfraquece juntas, os vasos sanguíneos e a pele, é a força-motriz de um espetáculo com que o performista cruza a Inglaterra. Incrivelmente magro e flexível, Turner, de 37 anos, mostra aos súditos da rainha Elizabeth II a extravagância de números que podem chocar o público mais sensível.

Turner é mestre em caretas - algumas delas deixariam até Freddy Krueger no chinelo. Seu estilo segue a tradição dos "freak shows" circenses que popularizaram a mulher barbada e o homem-elefante, entre outras "aberrações" provocadas por algum problema de saúde que sempre foi tratado como "misterioso" ou "do outro mundo". O inglês de Lincolnshire também costuma fazer números inacreditáveis com a barriga.

O circo explora "tudo o que as pessoas não querem ver, mas não conseguem parar de olhar", como dizem seus administradores. Os shows incluem inomináveis tipos de bizarrices, incluindo um festival de "overdose" de piercings e tatuagens, um baixinho de kilt que cobre lâmpadas moídas... Mas o ponto alto da caravana é Turner, ninguém duvida.

Para pessoas normais, as células do corpo são unidas por um tipo de substância química chamada colágeno, que as mantém firmemente unidas. Mas para quem sofre da síndrome de Ehlers-Danlos, o colágeno é deformado ou folgado.

"Eu amo o palco. Não quero que as pessoas sintam pena de mim. Eu tenho orgulho de ser chamado de aberração", diz Turner, que acrescentar não se sentir explorado pelo circo.

Nenhum comentário: