domingo, 30 de novembro de 2008



Região Sul ---NÃO POSSO DEIXAR DE LEMBRAR!!!
O fundamento separatista está presente desde os primórdios da colonização, sendo que estes movimentos inspiram-se na história como suas raízes.
No século XIX, a
Revolução Farroupilha eclodiu na República Rio-Grandense de 11 de setembro de 1836 e na República Juliana em Santa Catarina.
Também durante a
Guerra do Contestado, que aconteceu no Paraná e Santa Catarina, chegou a ser declarada uma monarquia "sulista" pelos insurgentes.
Idéias separatistas estão presentes em toda a história da
Região Sul, ao ponto de que a questão deixou de ser somente política e passou a ser também cultural. No estado do Rio Grande do Sul e em muitos municípios de Santa Catarina e Paraná comemora-se oficialmente a Revolução Farroupilha. Durante a semana do dia 20 de setembro, aniversário da revolução, os diversos Centros de Tradições Gaúchas espalhados por todo o Sul festejam a data lembrando os méritos desta revolta separatista. Na própria bandeira do Rio Grande do Sul ainda consta a inscrição "República Rio-Grandense" sob os moldes da bandeira criada para o novo país. Em Santa Catarina, a revolucionária Anita Garibaldi é considerada heroína do estado e não faltam estátuas, ruas e praças em homenagem a ela. Festeja-se todo ano na cidade de Laguna-SC a encenação da Tomada de Laguna, evento que declarou a República Juliana durante a Revolução Farroupilha. Algumas pesquisas divulgadas nas últimas décadas mostram que uma parcela muito grande da população sulista é favorável à separação.
Só pra lembrar, algumas pessoas daqueles estados que tem a mesma mentalidade , e se esquecem que o resto do país ta solidario e ajudando, mesmo vocêS querendo se separarem do resto do Brasil!!!!

Nenhum comentário: