quinta-feira, 20 de novembro de 2008


O matrix antes da matrix

Neuromancer conta a história de Case, um hacker traidor que teve seu cérebro permanentemente danificado e, em seguida, foi exilado por seus superiores em uma decadente região do Japão, sem acesso à Matrix, buscando a sobrevivência no submundo do planeta. No entanto, quando Case estava chegando ao seu fim, ele recebe a visita de Molly, uma espécie de agente secreta enviada para contratar seus serviços para uma missão cibernética suicida, que não admite erro.
Esta missão é como uma segunda chance, pois Case não tem alternativa: ou obtém o sucesso ou volta ao exílio em piores condições do que antes - o que significa a morte. Em suma, esta é a única possibilidade de redenção de Case para escapar do exílio e da morte. E voltar ao Ciberespaço.
Case é uma espécie de super-hacker do futuro, especializado em penetrar em sistemas corporativos para espalhar vírus e obter informações sigilosas. No mundo em que ele habita, a tecnologia consegue transformações espantosas na biologia do ser humano ? como, por exemplo, implantes variados [como o de chips no cérebro e de punhais embaixo das unhas], olhos computadorizados, mudanças no caminho de canais lacrimais [no caso de uma das personagens do livro, estes são desviados para a boca], drogas sintéticas alucinógenas sofisticadíssimas... A tecnologia do futuro bolada pelo autor possibilita até mesmo ressuscitar algumas pessoas. Um dos acontecimentos mais importantes em Neuromancer, inclusive, só pôde acontecer graças ao avanço da medicina: após tentar enganar os patrões, é implantada uma toxina no corpo de Case para que este morra dentro de um tempo determinado. Esse fato, aliás, já dá uma boa mostra de que o futuro mostrado no livro está longe de ser um mar de rosas.
Gibson prende o leitor com uma narrativa que anteviu os termos computacionais e estabeleceu um ritmo de thriller ao livro, com uma linguagem cinematográfica, povoada de referências à corporações, punk rock, drogas, sexo e violência.
Neuromancer é um romance que extrapolou a condição de ficção e se tornou um referencial obrigatório sobre teorias acerca do Ciberespaço e Internet. É uma tese sobre como a computação pode alterar as relações humanas, o ritmo de sobrevivência e a percepção da vida real. Com o livro, Gibson marcou definitivamente a sua presença na cultura pop ao ser a grande influencia da trilogia cinematográfica Matrix e dar origem a estética do Ciberpunk - gênero muito explorado em filmes, livros e games. Leitura obrigatória para diversão e reflexão.

Nenhum comentário: