sábado, 2 de agosto de 2008


FUTEBOL - ARMA DA DITADURA MILITAR
Não é de hoje que a paixão pelo FUTEBOL tem levado milhões de brasileiros à mais profunda ALIENAÇÃO perante os problemas do país.
No site www.planetaeducacao.com.br, o educador João Luís Almeida Machado relata de maneira resumida como o governo da ditadura militar utilizou os eventos da COPA DO MUNDO de 1970 para manter o povo "distraído", conseguindo com isso o distanciamento do povo a respeito de assuntos "subversivos", como liberdade de expressão, desaparecimento de presos políticos, oposição ao regime, e outros.
O lema do governo no início dos anos 70 era "Brasil: Ame-o ou deixe-o". Também era utilizado o termo "Pra Frente, Brasil!", que virou até título de filme.
Provavelmente, nem os jogadores, nem a equipe técnica e nem o próprio futebol foram culpados por serem usados nesta sujeirada toda. Mas o que irrita mesmo é que, por incrível que pareça, nos dias de hoje, com toda a liberdade de expressão, o mesmo problema acontece. Apenas o foco é outro, mas de certa forma, os nossos governantes têm se aproveitado da situação de ALIENAÇÃO do povo para obter mais tranquilidade em suas ações. Afinal de contas, quem é que se preocupa com crise política, social ou econômica às vésperas de uma COPA DO MUNDO de FUTEBOL? A minoria, com certeza. Assuntos como mensalão, violência urbana, e até eleições (por que não?) estão dando espaço para as notícias relativas ao FUTEBOL. O interessante é que a mesma mídia que na época do regime militar era por ele reprimida e obrigada a divulgar apenas o que lhe era conveniente, hoje exerce o principal papel neste esquema.
Será que não estamos vivendo uma opressão disfarçada? Pense bem, caro leitor. Analise e reflita, pois com certeza, nem o governo e nem a mídia agiriam de outra maneira que não fosse para seu próprio proveito. O FUTEBOL é a paixão do brasileiro. Nada mais "lucrativo" e "conveniente" do que exibir a COPA DO MUNDO de FUTEBOL em rede nacional. Com isso, se vende... com isso se encobrem fatos... e com isso se engana.
MAU EXEMPLO DE EDUCAÇÃO x EXCELENTES SALARIO$
No mesmo site citado (
http://www.planetaeducacao.com.br/new/colunas2.asp?id=568), comenta-se sobre os males que o FUTEBOL pode trazer à educação de crianças e adolescentes, mais precisamente na época da COPA DO MUNDO. Através do consumo desenfreado de produtos relacionados ao FUTEBOL, a mente dos alunos pode se tornar dispersa dos estudos. Aliado a isso está a liberação das aulas por parte das escola nos dias de jogos.
Uma estatística gritante revela que os próprios jogadores, em sua maioria, não representam um bom exemplo quando o assunto é educação. Foi constatado em uma pesquisa realizada em 2002 pelo Laboratório de Psicologia do Esporte do Departamento de Educação Física da UFPE que 72,4% dos jogadores não possuíam o ensino fundamental completo.
Pode ser que a pesquisa não represente fielmente o comportamento dos jogadores do país como um todo, por ter coletado uma amostra local de atletas, além de ter se limitado a jogadores que ganham pouco e enfrentam vários problemas para se manter. Mas é notória a baixa escolaridade de muitos jogadores, que inclusive, possuem salários na faixa dos milhares de reais por mês.
Com tudo isso, fica a questão: vale se esforçar para estudar? Ou é melhor começar a treinar, aprender a jogar FUTEBOL e ganhar milhões de reais por ano?
Vale lembrar que enquanto os professores e os médicos, duas das mais importantes e úteis profissões existentes, são contempladas com salários da ordem dos 350 e 2500 reais respectivamente, um jogador de projeção apenas nacional pode ganhar até 100 mil reais por mês. A fonte de toda esta riqueza é o ingresso do torcedor, é claro. É o ingresso que alimenta os investimentos e paga os patrocinadores e "cartolas" do FUTEBOL. Eles (os jogadores) devem estar sendo muito úteis à sociedade, realmente... basta lembrar das duas expressões citadas no texto anterior, sobre a ditadura:
"Com isso (o FUTEBOL), se vende... com isso se encobrem fatos... e com isso se engana."

Nenhum comentário: