sábado, 23 de agosto de 2008


Abalada com sumiço de vara, Fabiana Murer fica fora da disputa por medalha

Em virtude do sumiço de uma das varas de Fabiana Murer nas
Olimpíadas de Pequim, o chefe da delegação do atletismo brasileiro, Martinho Santos, entrou com um pedido de anulação da final do salto com vara. No entanto, o júri da organização da modalidade já negou. Ficou apenas um protesto formal.

Fabiana Murer é detentora da terceira melhor marca do ano. Ela saltou 4,80m (recorde sul-americano) em 2008, ficando só atrás da americana Jennifer Stuczynski (medalha de prata), que alcaçou os 4,92m, e da russa Yelena Isinbayeva (ouro), dona do novo recorde mundial (5,05). Se saltasse com a vara adequada, Murer poderia ter ficado à frente da terceira colocada, a russa Svetlana Feofanova, que não passou dos 4,75m ou até empatado com a vice-campeã da prova, com4,80m.
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), por meio de sua assessoria de imprensa, se mostrou bastante chateada com o ocorrido, principalmente porque confiava nas chances de medalha de Murer, que, desconcentrada, derrubou três vezes o sarrafo ao tentar saltar 4,65 e foi eliminada
Quando percebeu que não tinha o instrumento que considerava adequado para saltar, a atleta brasileira impediu que a prova continuasse, discutiu com alguns organizadores e depois improvisou com outra vara. Até agora, ainda de acordo com a assessoria da CBAt, a que sumiu não apareceu. Passada a confusão com Fabiana Murer, o show na prova de salto com vara, no Ninho de Pássaro, em Pequim, ficou por conta da russa Yelena Isinbayeva, que depois de assegurar a medalha de ouro começou uma corrida atrás de um novo recorde mundial. E conseguiu. Saltou 5,05m na terceira tentativa. A medalha de prata ficou com a americana Jennifer Stuczynski, que saltou 4,80m. Já o bronze foi para a russa Svetlana Feofanova, com 4,75m. Fabiana Murer conseguiu apenas a décima colocação, com o salto de 4,45m.

Nenhum comentário: