sexta-feira, 17 de julho de 2009

TRIBUTO AO FAITH NO MORE Faz quase um ano que saiu na Internet um tributo ao Faith No More, com a participação de bandas brasileiras independentes. O sucesso na época foi grande, chegou aos ouvidos do baixista da extinta banda homenageada, que elogiou alguns dos grupos que participaram da coletânea. O mais legal de Brazilian Sabor é que esse material estava disponível na Internet para baixar gratuitamente. Lembro que tentei ouvir esse material no momento do lançamento, mas os servidores estavam sempre tabalhando a toda e acabei por desistir. Só agora, depois de meses, conseguí colocar as mãos nessas MP3 e ver o que é que os brasieiros têm para americano ouvir.
Metade da quantidade de músicas capaz de preencher dois CDs me surprendeu - positivamente ou não. Algumas bandas adotaram um estilo que nada têm a ver com a turma de Mike Patton, mas arriscaram escolher uma música do FNM e adaptá-la aos seus acordes e arranjos. Uma experiência muito bem sucedida no caso de bandas como o
Arkham e o Crushed (que levaram, respectivamente, We care a lot e What A Daypara um lado mais metal), ou a versão techo de As The Worm Turns feita pelo Nostromo. Outras bandas preferiram executar as músicas escolhidas semelhante às suas versões originais e ficaram amaravilhosas. Pitty tocando Digging the grave e a banda Faith No Man com Stripsearch estão, sem dúvida, entre as melhores do tributo.
Me espantei com o outro lado da moeda, preenchido por bandas que conseguiram a proeza de estragar verdadeiros clássicos do Faith No More. A versão eletrônica de Epicpelo Cine Vitória mais parece um MIDI da original alterado pra pior, enquanto que o grupo Luta de Classes transformou Introduce Yourself em um trash daqueles que não se entende o que o cara vomita no microfone. Várias bandas tiveram a mesma idéia de transformar músicas do FNM em composições à la
Mr. Bungle (outra banda do vocalista Mike Patton), com muito barulho desconexo e amálgamas de estilo, criando uma bizarra colcha de retalhos musical. Acontece que, mesmo para tocar essa zorra, é preciso talento.
O
site do tributo está fora do ar porque os responsáveis estão migrando-o para outro servidor mais robusto e capaz de aguentar o grande volume de acessos que teve. Em breve, vocês poderão baixar as 27 músicas de Brazilian Sabor.

Nenhum comentário: