quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Chimeroptera Lamarckensis Sp. no fundo do lago Vitória, África
Talvez meus 4,5 leitores não estejam sabendo, mas duas descobertas recentes puseram a comunidade científica em polvorosa nos últimos dias.
A primeira foi a descoberta de uma nova espécie por uma expedição da Universidade do Alabama ao Lago Vitória, na África, onde uma equipe de biólogos chefiada pelo Prof. Leo Carrara conseguiu fotografar e capturar o estranho animal acima.
Aparentemente, dizem os biólogos, trata-se de um tipo de borboleta que desenvolveu a capacidade de viver dentro das tépidas águas do lago Vitória, alimentando-se de pólen e outros pequenos detritos que se acumulam no fundo. Mas o mais chocante, e que está pondo em risco os fundamentos onde se apóia o edifício do saber biológico atual, é que datações de DNA mostram que a espécie não tem mais que alguns milhares de anos _ o que contraria tudo o que se conhece sobre a teoria da evolução e da seleção natural.
“A descoberta é surpreendente e pode mudar o rumo da Biologia como a conhecemos”, diz o Professor Carrara. “Há uma chance razoável de que tenhamos que repensar profundamente a teoria da evolução natural, e, mais surpreendentemente, ressuscitar teses que imaginávamos mortas, como a herança de caracteres adquiridos, de Lamarck”.
Segundo estudiosos, a teoria darwinista de seleção natural não consegue dar conta do período extremamente rápido em que a Chimeroptera Lamarckensis evoluiu. No entanto, a teoria de Lamarck da herança de caracteres adquiridos é compatível com períodos evolucionários mais curtos.
“De fato, existem algumas espécies de arraias no Lago Vitória”, diz Janet Dawkinson, estudiosa de evolução na Universidade de Nebraska. “Não é impossível que as borboletas tenham absorvido, de alguma forma, esse novo plano corporal através ou da mera observação, ou de algum outro tipo de interação ainda desconhecido, com as arraias”.
Consultado, o prof. Richard Dawkins, famoso no mundo inteiro pela sua militância darwinista, preferiu não se manifestar enquanto maiores informações não estiverem disponíveis. O magnata do projeto genoma, Craig Venter, pediu à Universidade do Alabama amostras da Chimeroptera para iniciar imediatamente o sequenciamento do DNA da nova espécie.
Era só o que faltava!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu sou brasileiro e não desisto, jamais. (mesmo que para isso me foda!!!!!!!)

“Não faz tanto tempo assim que Mônica Monteiro da Silva, 24, perdeu a virgindade. Ela tinha 17. Mas parece bem mais longínquo, dada a quantidade de eventos que sucederam a efeméride. A partir dos 19, depois de adotar o nome artístico de Mônica Mattos, ela transou com homens, mulheres, travestis, anões, com Alexandre Frota e até com um cavalo de verdade. Em janeiro, ela foi eleita no AVN Awards, o “Oscar da pornografia”, realizado em Las Vegas, a melhor atriz pornô estrangeira de 2007.Primeira pergunta: como se avalia o talento de uma atriz pornô? A organização do evento, que acontece desde 1983 e tem cerca de cem categorias, é evasiva. Diz que cada jurado usa seu critério.Pitt Garcia, 25, ator, afirma: “A Mônica se concentra na cena, atua com vontade, entra no personagem. Tem menina que faz pelo dinheiro e só pensa em acabar logo pra ir embora”.Personagem?“Nem sempre é preciso um texto para haver personagem. Às vezes, basta agir”, acredita.Segundo o diretor José Gaspar, 37, “Mônica é muito profissional, chega na hora, não causa tumulto no set e mergulha de cabeça na cena”.Ela seria, assim, uma “Irene Ravache do cinema pornô”.A própria Mônica sugere algo mais simples: “Eu gosto de fazer sexo. Ouço de muitas pessoas: “Tão bonita, não precisava estar nessa vida”. Mas ninguém pensa que tem gente que simplesmente gosta. Comigo é assim: quando ligam a câmera, eu enlouqueço”.Camisinha, nem pensar. “A gente faz exames antes de “contracenar’”, diz ela, que desconhece a expressão “janela imunológica”, ou o período de cerca de 12 dias em que o indivíduo infectado pelo vírus da Aids ainda não apresenta um número de anticorpos detectáveis pelo exame.“
comentando reportagem da Economist sobre o crescimento da AIDS no Brasil:
“Voltarei a um tema debatido aqui outras tantas vezes. Respondam:- Vocês acham que falta informação aos brasileiros?- Vocês acham que eles não sabem que o risco existe?- Vocês acham que, a esta altura, alguém ignora como se dá o contágio?Vá lá. Pode ser que existam um ou outro ignorantes, estatisticamente irrelevante.“
Se até os profissionais da coisa ignoram os riscos, que dirá o resto…
***
Síndrome faz mulher recordar 24 anos em detalhes
O caso de uma americana de 42 anos que se lembra com detalhes de todos os dias de sua vida desde a adolescência é destaque na edição desta quinta-feira da revista de ciência New Scientist.
Chamada de AJ, ela é capaz de se lembrar das datas de todas as Páscoas durante 24 anos, e ainda recorda o que estava vestindo, onde estava e o que estava fazendo no dia. Além disso, sua memória ainda recorda fatos históricos e principais acontecimentos das últimas décadas.
Segundo a revista, os cientistas da Universidade da Califórnia em Irvine, nos Estados Unidos, começaram a pesquisar sobre a habilidade da memória de AJ há sete anos, quando ela procurou os acadêmicos dizendo que se sentia “exausta” e que as lembranças eram como um “fardo” que ela tinha que carregar.
AJ descreve suas lembranças como “um filme que nunca pára”.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009





Jovem do RS afirma ter sido atacada por 'lobisomem'
Segundo descrição da vítima, criatura era parecida com cachorro grande.Polícia procura suspeito que teria usado fantasia para atacar mulher.




Moradores de São Sepé (RS) têm um motivo a mais para temer esta sexta-feira (13). Além do azar e dos estranhos acontecimentos atribuídos ao dia, um ‘lobisomem’ estaria à solta. Uma das possíveis vítimas, de 20 anos, registrou ocorrência na delegacia. Segundo a Polícia Civil, Kelly Martins Becker afirma ter sido atacada, na noite de 28 de janeiro, por um bicho parecido com um cachorro grande, que ficava apoiado nas patas traseiras e andava como se fosse um homem. Ela chegou a fazer um rascunho para descrever a criatura. De acordo com a ocorrência registrada, o agressor teria arranhado o rosto e os braços da vítima. A polícia informou que Kelly foi submetida a um exame de corpo de delito, no qual foram constatadas as escoriações.A polícia afirma que irá investigar se alguém está usando uma fantasia de lobisomem para assustar a população. Nenhum suspeito foi detido até a manhã desta sexta-feira.

Pelo país
Outros casos semelhantes ao de São Sepé foram registrados. Na zona rural de Tauá (CE), moradores procuraram a polícia em julho de 2008, assustados com aparições de um indivíduo "meio homem e meio lobo", que estaria furtando ovelhas e arrombando residências.


Na época, a Polícia Civil investigou o caso, suspeitando de uma quadrilha que estaria usando fantasias para assustar os moradores e cometer crimes. O caso, apelidado de "o mistério da meia-noite", passou a ser tratado com humor na cidade.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009





Americana usa estrume de cavalo para fazer esculturas
Susan Bell mora na cidade de Denver, no estado do Colorado.Ela faz esculturas de coelhos, patos, sapos, gatos, tartarugas.




A artista norte-americana Susan Bell, que mora na cidade de Denver, no estado do Colorado (EUA), decidiu reciclar o excremento dos seus dois cavalos e fazer esculturas de animais, como coelhos, patos, sapos, gatos, tartarugas e esquilos. Segundo Susan, a ideia de utilizar o estrume para fazer suas esculturas surgiu após ver uma exposição em Nova York, que apresentava obras de arte criadas a partir de fezes humanas. Os preços de suas obras variam entre US$ 8 e US$ 28, segundo o site http://www.dungbunnies.com/.